PRAIA GRANDE É FAVORITA DA REGIÃO
A cada dez que investiram em imóveis na Praia Grande no semestre passado, sete pretendiam fixar moradia na Cidade, que é um dos destinos de temporada mais conhecidos do País.
De acordo com a pesquisa, 73% dos compradores de Praia Grande fizeram a aquisição para moradia, 17% para investir (aluguel ou valorização) e 10% para lazer (temporada ou finais de semana).Oferta de espaço, construção frenética e preços baixos com praia a poucos metros de casa atraem cada vez mais paulistanos e santistas que lá fixam moradia. Santos, por exemplo, apesar de contar com uma boa quantidade de apartamentos de temporada, há décadas deixou de ser uma cidade de veraneio devido à economia diversificada.
A mudança gradativa em Praia Grande de cidade de temporada para residencial é reflexo do aumento da população. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Município ganhou 31 mil habitantes em quatro anos, o equivalente a toda Iguape, no Vale do Ribeira. No ano passado, Praia Grande tinha 293 mil habitantes.
Isso também estimula a construção civil. As incorporadoras lançaram 7.253 unidades entre 2015 e junho do ano passado em Praia Grande, desempenho que não fica muito atrás do verificado em Santos, com 9.108 em igual período.
Para uma parte dos compradores, Praia Grande serve de cidade-dormitório. O santista que se muda para a cidade já é responsável por até 20% dos imóveis vendidos.